Translate

domingo, 15 de junho de 2014

DAERP - Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto

Ontem recebi uma carta de cobrança da instituição que administra a água e o esgoto da cidade, o DAERP  - Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto, fiquei surpreso, pois minhas contas são pagas diretamente pelo banco, pois estão em débito automático, uma comodidade, assim dizendo, então notei que era de três meses atrás e que eu tinha 30 dias para regularizar o débito ou o " ...imóvel estará sujeito as medidas legais administrativas cabíveis (inclusive interrupção do fornecimento de água, se for o caso) de acordo com a Lei...", nossa, fui logo ao Departamento da região central que fica na rua: Amador Bueno, 22, no Centro de Ribeirão Preto para ver o que constava.
Fui recepcionado pelos atendentes do balcão de informações com agilidade, porém, para ser atendido pelos responsáveis que iriam me explicar a situação, demorou quase uma hora , ou seja, minha hora de almoço fora esgotada à espera, (de um milagre), brincadeira rsrsrs, de uma solução.
Em momento derradeiro, onde eu estava quase levantando para ir embora, a campainha do painel eletrônico toca e indica meu numero, da senha, fui em direção a mesa de um simpático senhor, as aparências enganam.
Ao me sentar à mesa, o senhor de nome Celso, me mostrou com detalhes meu consumo de água de vários meses e inclusive um que estava com processo aberto, pois se cobra muito caro pelo ar que passa pelos canos, então minha água viera caro novamente, explicava cada linha das minhas contas com riqueza de detalhes e me dizia que gastei aquele valor de água o qual me referi quando recebi a correspondência de cobrança. Disse a ele - mas eu não gastei toda essa quantidade de água e ele disse - sim, pelo que vejo aqui, foi em período de férias a casa cheia talvez tenha consumido toda essa água. Fiquei quieto esperando ele acabar de tentar me convencer. Então disse ao tal que aqui no bairro passa muito ar no encanamento e que naquele mês havia sido feitos muitos reparos na rede de encanamento e estava saindo muito ar pelas torneiras, o homem sem exitar me disse que não podia fazer nada a respeito, que eu havia consumido todo aquele montante de água.
Más como não pode faz nada, terei que pagar todo esse valor?
Sim, pelo que o sistema de leituras mostra tem uma sequencia aqui e eu não posso abrir um processo revisão de valores por conta disso, o que vão dizer meus encarregados?
Agradeci e fui-me embora.
No dia seguinte, voltei ao departamento com uma Declaração de Vazamento de Água.
Agora fui atendido por uma senhora, não recordo seu nome, contei a situação a ela, como se fosse um vazamento e que não poderia pagar por toda aquela água que o Departamento me cobrara. Ela, a atendente, imprimiu um formulário com o consumo em aberto e me disse que havia passado do prazo para reclamação, que é de 30 trinta dias, eu disse - como assim, recebi a carta de cobrança ontem, como eu iria saber?
Ela disse: você não acompanha sua conta bancária?  Como se fosse problema dela minha conta bancária.
Sim confiro minha conta bancária, mas como é débito automático, nem me preocupei. Disse ela, em seguida: nós nem sabemos se as contas são em débito automático ou não. Então deixei pra lá pra não me zangar. E foi ai que descobri que havia prazo para reclamação...
Minha conta atrasada foi dividida em 6x com juros ao mês, o valor que foi me enviado para pagar foi de R$ 196,26 reais, sendo que o consumo mensal é R$ 63,00 reais. Quanta diferença! O valor quadruplicou, será que pode isso?

Importante: não deixe de ir atrás das contas, antes de passar 30 trinta dias, pois "não da pra fazer mais nada a respeito" como disseram nossos amigos do DAERP.

Segue vídeo do descaso com o consumidor, olha quantos atendentes estão disponíveis para atendimento.


Fiquei uma hora para ser atendido.








Aqui esta a tabela:



 CLIQUE NA TABELA E SERÁ DIRECIONADO PARA O SITE DO DAERP

Um comentário: